
Bicicleta salvadora
O Grêmio evitou a eliminação na semifinal aos 51 minutos do segundo tempo com um gol de bicicleta. O zagueiro Gustavo Martins, que havia entrado no intervalo, fez o gol no apagar das luzes da semifinal e forçou a disputa de pênaltis a partir da repetição do 2 a 1 no Alfredo Jaconi, desta vez a favor do Juventude. Veja o golaço.
Volpi herói. De novo
Além de Gustavo Martins, a classificação do Grêmio tem outro nome: Tiago Volpi. Além de ser o melhor jogador do time no tempo normal, com pelo menos quatro defesas importantes, o goleiro brilhou na disputa por pênaltis. Defendeu duas cobranças do Juventude e converteu a sua penalidade, com categoria. O goleiro já tinha garantido a classificação na primeira fase da Copa do Brasil nos pênaltis contra o São Raimundo-RR, com uma defesa e um pênalti convertido.
Primeiro tempo
O jogo foi truncado até os 30 minutos do primeiro tempo, com muitas faltas e nenhuma finalização a gol dos dois times. O Ju, com mais posse de bola, se mostrava pouco agudo e pecava no terço final do campo. Esse cenário mudou nos minutos finais. Aos 32, após sobra de cruzamento, Batalla tocou para Giraldo, que achou Jean na meia lua. O meia finalizou e a bola saiu desviada pela linha de fundo.
Logo depois, Batalla foi lançado em profundidade, invadiu a área e finalizou em cima de Tiago Volpi. O colombiano apareceu no minuto seguinte com finalização de fora da área, que passou raspando a trave. Foram as duas melhores chances do primeiro tempo, ambas do Juventude.
Já nos acréscimos, Taliari roubou bola de Jemerson no campo de ataque e o zagueiro cometeu a falta. Como já tinha amarelo, recebido cinco minutos antes, acabou sendo expulso pelo árbitro Anderson Daronco. Com um a mais, o Ju pressionou nos minutos finais do primeiro tempo e quase marcou com Ewerthon, duas vezes.
Segundo tempo
Mesmo em desvantagem numérica, o Grêmio chegou primeiro aos cinco minutos, em uma cabeçada de Braithwaite para fora. A resposta do Ju veio aos 18. Em cobrança de falta, Ewerthon obrigou Tiago Volpi a boa defesa. No rebote, Mandaca, na pequena área, não conseguiu concluir para o gol.
A pressão do Juventude foi aumentando aos poucos. Em puxada de contra-ataque, Nenê achou Mandaca na frente da área. O meia finalizou e Tiago Volpi espalmou. No lance seguinte, o Ju abriu o placar. Na esquerda, Ênio cruzou e Adriano Martins desviou de cabeça para para o fundo do gol.
O Grêmio quase chegou ao empate em um dos poucos ataques no segundo tempo. Após cobrança de escanteio, Wagner Leonardo testou e Gustavo fez ótima defesa. Mas foi o Juventude quem marcou mais uma vez. .Nenê recebeu na área, foi no fundo e cruzou para a marca do pênalti. Livre de marcação, Mandaca cabeceou para o fundo das redes.
Já nos acréscimos, o Grêmio descontou em um lance polêmico. Após escanteio, Wagner Leonardo escorou e Gustavo Martins, de bicicleta, colocou no canto. No lance, os jogadores do Ju reclamaram de falta em Mandaca. Mas o gol foi confirmado pelo árbitro Anderson Daronco. Com o placar em 3 a 3 no agregado, a decisão do primeiro finalista foi para os pênaltis. E deu Grêmio, com vitória por 3 a 2.
FONTE: GE.COM/RS