No futebol, ninguém começa no auge. Cada craque teve seu início, algumas vezes longe dos holofotes, até alcançar o topo. No clima da trend "Primeiro, você começa, depois melhora", que ganhou as redes sociais nos últimos dias, o ge traz o início e o auge de algumas das principais figuras do futebol brasileiro.


Recorde como grandes jogadores brasileiros se transformaram ao longo dos anos:

Ronaldo Fenômeno


Ronaldo iniciou no profissional do Cruzeiro aos 16 anos, em 1993. A gente não precisa lembrar a carreira do Fenômeno com detalhes, mas podemos dizer que, em 2002, teve sua maior conquista, a Copa do Mundo do Japão e Coreia do Sul, com a seleção brasileira - momento da segunda foto.


Romário


O Baixinho fez a base no Vasco e começou a jogar como profissional em 1985. Nove anos depois, seria o maior nome da Seleção na conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.


Rivaldo


O garoto franzino de Paulista, em Pernambuco, chamou a atenção no Santa Cruz, em 1991. Depois de alçar novos voos, levou o troféu de melhor do mundo da temporada de 1999.


Ronaldinho Gaúcho


Quem lembra daqueles dribles do jovem Ronaldinho Gaúcho, pelo Grêmio, no experiente volante Dunga, do Internacional, em 1999? Ali, o Bruxo estava em seu segundo ano como profissional. No Barcelona, viveria seu auge, sendo eleito melhor do mundo em 2004 e 2005.


Kaká


Kaká fez a base no São Paulo, onde começou como profissional em 2001, já com grande destaque. Em 2006 (momento da imagem da direita), foi um dos principais nomes da Seleção na Copa do Mundo da Alemanha, e assumiria protagonismo maior ainda em 2010, na Copa da África do Sul.


Adriano


Antes de ser o Imperador, Adriano fez a base no Flamengo e estreou no time principal em 2000. Um de seus grandes momentos no auge foi a atuação na Copa das Confederações de 2005, em que o Brasil goleou a Argentina na final por 4 a 1, imagem que ilustra o seu "depois melhora".


Neymar


Neymar voltou este ano ao Santos, onde surgiu para o futebol brasileiro em 2009. Atualmente, aos 33 anos, ainda é o principal jogador do país, mas há expectativas sobre como será seu retorno à seleção brasileira, onde é o protagonista há mais de dez anos.


Vini Jr.




Houve quem duvidasse do jovem Vinícius Júnior quando ele deixou o Flamengo em 2018, onde fez todo o trabalho de base, para se transferir para o Real Madrid.

FONTE: GE.COM