
Série Bronze é retomada após impasse judicial
Após três semanas de paralisação, o Campeonato Paranaense de Futsal Série Bronze 2025 voltou a ter definição com um novo formato de disputa. A competição, que havia sido suspensa devido a recursos e julgamentos envolvendo jogadores irregulares, agora segue em sistema de mata-mata com 32 equipes.
O presidente do Adema Futsal de Matelândia, Gabriel Batistella, detalhou os bastidores da decisão: “As equipes de Goioerê, Andirá, Capanema e Paranaguá foram denunciadas e perderam pontos, correndo risco de desclassificação. Mas, com os recursos interpostos, a Série Bronze ficou parada por três semanas. A Federação convocou uma reunião extraordinária para apresentar duas possibilidades: ou o campeonato continuaria do jeito que estava, possivelmente terminando só em janeiro ou fevereiro de 2026, ou adotaríamos um novo formato de classificação geral, transformando os jogos de mata-mata de 16 para 32 equipes, garantindo que a competição terminasse ainda este ano”.
Batistella afirmou que a decisão, embora não fosse a ideal do ponto de vista esportivo, foi a mais viável financeiramente para a maioria dos clubes: “Se tivéssemos capacidade financeira, eu manteria as penalizações e julgamentos. Mas a maioria dos clubes não conseguiria arcar com a espera até o próximo ano. Então, optamos pelo ‘menos pior’ dos cenários”.
A página oficial do Adema publicou nota esclarecendo a situação, enquanto outras equipes emitiram comunicados sobre o novo formato.
O Andirá Futsal, por exemplo, explicou que havia sido penalizado com a perda de seis pontos após o jogo do dia 13 de setembro por escalação irregular de jogador. O clube recorreu ao TJD, demonstrando que não houve má-fé e que o erro foi involuntário. Com a decisão da FPFS, a equipe avançou no campeonato e já venceu a ADEPI Pitanga por 4 a 3 no primeiro jogo da nova fase.
O Grêmio Goioerê também comunicou aos torcedores que renunciou ao recurso que havia interposto junto ao TJD, garantindo sua classificação e venceu o Ubiraba Futsal por 7 a 2 no último sábado (11).
Até o momento, APAF de Paranaguá e ACAF de Capanema não se manifestaram oficialmente sobre a reunião e o novo formato do campeonato.
Com a retomada do calendário, a FPFS espera concluir a Série Bronze ainda este ano, garantindo que os clubes possam disputar os mata-matas em condições justas e com apoio da torcida.
A equipe de Matelândia avança direto para as oitavas de final, pois o Cianorte Futsal, adversário do Adema definino no novo formato retirou a equipe da competição.
FONTE: IGUAÇU EM FOCO









