O Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu marcou presença na edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDO), realizada na última semana. O grupo serranopolitano retornou ao município na sexta-feira após participar das atividades da Série Bronze, categoria que oportunizou aos atletas conhecerem a estrutura do evento, as modalidades esportivas e a dinâmica das competições voltadas à terceira idade.
A participação foi avaliada de forma positiva pelo departamento de esportes e pelos atletas, que tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de integração, lazer e prática esportiva ao lado de participantes de diversos municípios do Paraná.
De acordo com o Diretor de Esportes, Maurício Rockenbach, a experiência proporcionou momentos de alegria e motivação aos idosos participantes.
“É gratificante ver a felicidade deles. Muitas vezes a gente pensa em praticar esporte somente quando é mais novo, e ver que no nosso grupo, eles têm essa oportunidade agora é muito especial. Eles participaram bastante, brincaram, se interessaram pelas atividades e aproveitaram cada momento”, destacou.
Durante o evento, a equipe também identificou o grande interesse dos participantes pela modalidade de vôlei. Em razão disso, o Governo Municipal iniciará nos próximos dias os treinamentos voltados especificamente para os idosos, ampliando as opções de atividades esportivas oferecidas no município.
“A partir das próximas semanas vamos começar a trabalhar o vôlei com eles. Já estamos convidando outras pessoas que não participaram do JIIDO para se juntarem ao grupo. Foi possível perceber o quanto essa modalidade é apreciada pelos idosos e o quanto ela pode contribuir para a integração e a qualidade de vida”, explicou o diretor.
Além do aspecto recreativo, a prática esportiva foi apontada como uma importante ferramenta de promoção da saúde. Segundo Maurício, um dos principais aprendizados do evento foi a relação direta entre atividade física e envelhecimento saudável.
“Quanto mais idosos participando e praticando esporte, melhor para a saúde deles. O esporte trabalha o corpo, a mente e ainda promove a convivência com outras pessoas. Quando a pessoa permanece muito tempo parada, acaba ficando sedentária. Já a prática esportiva mantém o idoso ativo, integrado e com mais qualidade de vida”, ressaltou.
A participação na Série Bronze também serviu como preparação para os próximos desafios. Com a experiência adquirida nesta edição, o município já projeta uma participação ainda mais competitiva nos próximos anos. A expectativa é que, em 2027, Serranópolis do Iguaçu dispute a Série Prata dos Jogos da Integração do Idoso, ampliando sua presença nas competições e fortalecendo o incentivo ao esporte entre a população da terceira idade.
Por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, o Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu segue investindo em ações que promovem saúde, bem-estar, integração social e qualidade de vida para os idosos do município.

FONTE: ASSESSORIA SERRANÓPOLIS